News

June 08 2015 O enorme sucesso da Rapid da Meyn na Turquia

O mercado de processamento de aves da Turquia, no momento, enfrenta desafios com relação à mão de obra. Está ficando cada vez mais difícil achar e, especialmente, manter funcionários qualificados e motivados. Além disso, os custos com mão de obra estão aumentando, o que torna ainda mais importante reduzir o número de pessoas necessárias na fábrica. Isso pode ser considerado um dos principais motivos da onda de automação da desossa que atualmente ocorre em Öznesil, Banvit e Şenpiliç.

Öznesil Entegre Tavukçuluk

A empresa Öznesil Entegre Tavukçuluk ve Yem San. Tic. A.S. foi fundada em 1971 e, com o passar dos anos, cresceu e se tornou uma integração completa, de uma empresa de criação até o abate. A empresa, localizada em Malatya no sudeste da Turquia, fornece seus produtos halal por toda a região.

Öznesil Piliç instalou uma desossadora de peitos Rapid HQ com módulos de separação automática de filés, para separar automaticamente os filés mais externos (meios filés ou filés inteiros), juntamente com os filés internos. A solução fica completa com os módulos de restos de carne, para remover os resquícios de carne da carcaça. Nos últimos dois meses, eles vêm produzindo filés com e sem pele, e estão totalmente satisfeitos com os resultados. Além da Rapid, a Öznesil também instalou uma nova atordoadora Quest, várias máquinas de evisceração novas e uma nova linha de separação, além de ter atualizado o seu departamento já existente de corte Meyn.

Banvit

A Banvit A.Ş. é uma empresa produtora de alimentos, com integração vertical completa desde a produção até a distribuição. A empresa vende a maioria de seus saudáveis e saborosos produtos de alta qualidade no mercado doméstico, a partir de suas instalações estrategicamente localizadas em Bandirma, no Mar de Marmara, sendo também uma importante exportadora turca de aves.

Após a instalação de três desossadoras de peitos Rapid Plus em junho desse ano, a Banvit terá uma economia em mão de obra de, pelo menos, 90 pessoas, ao passar da operação manual para a automática. As unidades Rapid serão instaladas em uma sala totalmente nova, e serão equipadas com módulos para separação automática de filés, módulos para ossos de quilha, módulos para restos de carne e uma nova solução em separação de carne de dorso. A Banvit realizou uma grande comparação dos diferentes sistemas de desossadora de peitos existentes no mercado e, após também realizar testes no centro de demonstração e treinamento da Meyn, decidiu optar pela desossadora de peitos Meyn Rapid Plus.

Şenpiliç

A Şenpiliç Gıda Sanayi A.Ş., que começou os seus negócios como uma pequenina avícola em 1978, hoje em dia opera 24 granjas de cria, 2 incubadoras e 2 fábricas de ração, 2 abatedouros em Söğütlü e Ali Fuat Paşa, produzindo mais de 170 milhões de frangos de corte por ano.

A Şenpiliç já opera uma máquina de desossa automática de peitos, mas pretende aumentar a sua capacidade atual. Para isso, eles escolheram a desossadora de peitos Rapid Plus com módulos para separação automática de filés. Além da desossa de peitos, eles também decidiram aumentar a capacidade de suas operações de desossa de coxas, instalando uma desossadora de sobrecoxas Meyn D50.

A desossadora de peitos Rapid Plus assegura produtos com incomparável rendimento e alta qualidade, além de oferecer uma maior flexibilidade dos produtos finais. O sistema é fácil de ajustar através de valores pré-definidos, e a sua organização modular otimiza o espaço físico requerido, possibilitando a integração de futuras extensões. A Rapid Plus é a única solução disponível que permite a separação automática de todos os produtos, o que obviamente resulta em uma menor necessidade de mão de obra.

back to overview